terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Liderança Compartilhada segundo a Bíblia





I Pedro 5:1-4
1   Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2   pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3   nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4   Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.





O que é uma Liderança compartilhada?
É Pastorear o rebanho

Ø   > De Deus
Ø   > Que há entre vós
                                   Exercendo supervisão

               Não por constrangimento

               Mas

               Espontaneamente (como Deus quer)


              Não por sórdida ganância (lucros desonestos)


              Mas

             De boa vontade


             Não como dominadores – (Os quais vos foram confiados)


             Antes

            Tornando Modelos  - (do rebanho)


No texto em estudo percebemos com clareza os princípios de liderança compartilhada estabelecidos por Deus para a sua igreja.
NOTE:
1º O pastoreio é um ministério e não um cargo ou posição eclesiástica, dado a homens “anner” varões.
2º O Rebanho é de Deus,
3º O pastoreio é um ministério a ser exercido “entre” e nunca “sobre” vós.
4º O Pastoreio é o exercício de supervisão e nunca de administração ou gerenciamento.
Como o Pastoreio deve ser exercido?
1º Não por constrangimento – O Pastoreio não é um ministério que alguém realiza por coação, eleição ou indicação e sim por reconhecimento.
2º Espontaneamente – O Espírito Santo encarrega o individuo da responsabilidade e lhe concede capacidade para cumprir, com um coração disposto, e espontâneo.
3º Não por sórdida ganância-Os lideres não devem ser motivados por retorno financeiro, nem por lucros desonestos.
4º De boa vontade – Os presbíteros, no exercício do pastoreio, devem sempre ser motivados pela boa vontade. O espírito mercenário é incompatível com o exercício do pastoreio.
5º Não como dominadores-Didatura, autoritarismo, imposições e intimidações não coadunam com o pastoreio daqueles a quem confiou tamanha responsabilidade. O rebanho de Deus é o conjunto dos salvos numa determinada localidade, que Deus confiou os cuidados àqueles que possuem as qualificações descritas por Paulo a Timóteo e a Tito. Quem é qualificado não é dominador.
6º Antes tornando modelos – Modelo é o mesmo que fôrma, espelho, exemplo.
“Do rebanho” – Os presbíteros devem ser a espécie de fôrma, onde o rebanho possa ser moldado à semelhança de Cristo. Precisam ser espelhos, exemplos a serem seguidos.
Conclusão: Descobrimos pela palavra de Deus que não é tarefa fácil exercer o pastoreio, que apascentar os crentes, liderar entre o povo de Deus, mas Paulo Disse que “Se alguém aspira ao episcopado, EXCELENTE  obra almeja”. Embora seja uma tarefa árdua, não podemos perder de vista que é uma obra EXCELENTE e aqueles que bem a desempenharem receberam a “a imarcescível coroa da glória.”
MdC


Nenhum comentário:

Postar um comentário