quarta-feira, 2 de julho de 2014

A RECOMPENSA DA HUMILDADE



“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.” (Provérbios 22:4 NVI)

O rei Salomão foi um homem em sua história de vida, citado como um sábio e esta sabedoria como fruto do seu relacionamento com Deus. Neste versículo, vemos as consequências daquele que coloca como primazia de sua vida o relacionamento com o Criador, lembrando que Jesus ao ser indagado pelos mestres da lei mosaica, sobre o cumprimento da mesma, sintetizou toda a lei em amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.
Aqui são citadas duas palavras que definem de forma real e verdadeira a condição humana:  
Ø  Humildade - A humildade é algo que pertence àquele que é simples, modesto, que reconhece seus próprios erros e defeitos, que respeita aqueles que estão à sua volta, que se faz inferior em relação ao outro, não tendo como objetivo satisfazer a si mesmo. Assim é alguém que se faz submisso, isto é, sob uma missão, o que então nos remete ao termo seguinte do nosso texto bíblico.
Ø  Temor - Quando ouvimos a palavra temor reduzimos o seu significado tão somente a medo, mas esta palavra tem um sentido mais profundo que é o receio do que pode fazer mal, reverência profunda, devoção, rigoroso cumprimento, zelo e então vem à minha mente meu relacionamento com Deus. Deus é o Criador, o Senhor, Aquele a quem tudo e todos estão sob o Seu governo e mais ainda Aquele que por amor ímpar deu a Sua vida por cada um de nós, simplesmente por amor. Como não temê-lo? Como não estar submisso a Ele?
Vejo como total falta de lógica e sabedoria agir de outra forma. E mais ainda, mesmo Deus sendo quem é, amplia ainda mais a Sua graça, nos brindando com riquezas, que vejo não somente como posses materiais reduzidas a este mundo, mas a riqueza de alma e de espírito, de saber quem realmente sou, qual a razão de minha existência, a certeza da minha insuficiência em mim mesmo, a certeza do perdão de meus pecados, a certeza da salvação, a certeza da vida eterna. Então mesmo sem merecer, sou honrado como filho de Deus, não neste mundo, mas junto ao  Pai que está nos céus, com quem viverei toda a eternidade, para honra e glória de Seu Santo Nome.

A Deus somente seja toda a glória!
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário