sexta-feira, 11 de julho de 2014

BRINCANDO DE DONO DA IGREJA


Existem pessoas, alguns crentes, que asseveram que Deus ao criar a igreja tem deixado que a ordem  da igreja fossem estabelecidas por um qualquer, ao bel prazer das circunstâncias como se fosse um brinquedo. Esse engodo é fruto da falta de consideração com a Santa e Augusta Palavra de Deus, o verdadeiro manual de uma igreja local.

Alguns líderes de igreja, tratam a igreja com absoluto abuso e ausência de temor ao Deus da igreja. Sua arrogância e terrível pretensão é tratar a igreja como se fosse propriedade sua, e que com ela pudessem fazer o que quisessem. Esses maus ou falsos líderes, verdadeiras maldições para suas igrejas, criam confusão e intermináveis divisões na igreja,  não só mudando o seu  papel como líder da igreja, mas, também, mudando as funções da igreja do Senhor, que eles pensam que é deles, e pensam que essa brincadeira de mau gosto, soberba insana e fantasia demoníaca vai lhes sair barato.

VERDADES PARA OS QUE BRINCAM DE DONO DA IGREJA
1. A igreja não é propriedade deles, mas propriedade exclusiva de Deus. O N.T se refere a igreja como “igreja de Deus”  (II Co 1:1; Gl 1:13; I Tm 3:5)

2. A igreja possui uma ordem e decência já estabelecida na Bíblia. O N.T foi escrito para que os líderes fiéis soubessem como proceder na igreja do Deus vivo. “Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”.  (I Tm 3:15).

3.Deus não terá por inocente os  que transformam a  igreja num covil de carnais. (Mt 12-13; 24:48-51; 25:26, 30).

4. Os maus líderes que dividem a igreja do Senhor por motivos escusos e carnais, não escaparão ao juízo divino. “Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam: No último tempo,haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. São estes os que promovem divisõessensuais, que não têm o Espírito”. (Judas 17-19)

5.A politica carnal e mundana é apropriada ao mundo e nunca jamais à igreja do Senhor, e os que dela participam não terão parte no Reino dos Céus, porque certamente não tiveram um real encontro com Cristo. (Gl 5:19-21)

6.  Aqueles que destruírem o santuário de Deus, Deus os destruirá. (I Co 3:17)

 DE QUEM É A VERDADEIRA IGREJA?
1)  A IGREJA NÃO É DO LIDER – Aos lideres de uma igreja foi confiada grande autoridade unida a grande responsabilidade. Como o bispo ou presbítero da igreja ele é autoridade da igreja, o supervisor, administrador, porém, pesa sobre ele a gravíssima responsabilidade de prestar contas diretamente a Deus pelo rebanho do Senhor, a ele confiado. Por isso, os presbíteros devem pastorear a igreja como a “igreja de Deus” e não como a sua” igreja, como se tivesse o direito de fazer com ela o que  lhe apraz.

2) A IGREJA NÃO É DE UMA LOCALIDADE  
Ainda que a igreja esteja em determinado local, a igreja não pertence àquele local como se suas normas tivessem de se adequar ou se submeter às leis e regras dali.
- Por exemplo. Alguém diz, nossa igreja já está neste local há muitos anos e sempre fez deste “Jeito”. O que vai interessar no final das contas, não é o tempo e as pessoas que apóiam aquele “jeito”  da igreja ser. O que realmente vai importar, é o que realmente é à vontade de Deus, conforme revelada em Sua Palavra a Bíblia Sagrada. (1 Co 1:2)
3) A IGREJA NÃO É DOS CRENTES –  A igreja são os crentes em Cristo Jesus. Os crentes da igreja de Corínto tinha a igreja como se fosse deles. Por isso, Paulo começa aquela carta, baseando toda sua doutrina e instrução, no fato de que a igreja é de Deus, e não dos crentes, e que o Senhor é a autoridade máxima da igreja, ou seja, Cristo e não os crentes.

 Existem muitos “crentes perversos e pervertidos” que se tornam famosos por terem se tornado “os donos da igreja”, de modo, que ninguém faz nada sem o seu consentimento e cumplicidade.
O QUE ACONTECE QUANDO LÍDERES BRINCAM DE DONOS DA IGREJA DE DEUS.
A igreja se torna amaldiçoada por um império de carnalidade, perversidade e joio, onde os líderes de belial levam a igreja a ser progressivamente destruída.

PERSONAGENS QUE PARTICIPARAM DE DIVISÕES NO POVO DE  DEUS OU FORAM CUMPLICES
:
Ø  LÚCIFER - dividiu os anjos de Deus, e é o inspirador de todas as divisões carnais e pai de todos os divisores carnais, carnais. (Is 12:14-15)
Ø  CORÉ, DATàE ABIRÃO - foram tragados vivos no abismo, eles e suas famílias que foram cúmplices do partidarismo e politicagem para derrubar Moisés.(Nm 16:12-33).
Ø CRENTES NOMINAIS - verdadeiros filhos de belial que dividem igrejas, expulsam membros e lideres e amaldiçoam suas igrejas.(1 Co 10:32)  Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus.

DESCRIÇÃO DE LÍDERES  CARNAIS ENTRE O POVO DE DEUS

Ø Moisés chamou Core, Datã e Abirão, de HOMENS PERVERSOS (Nm 16:26).
Ø São chamados na Bíblia de  filhos de Belial OU DO DIABO, como os filhos de Eli, que eram líderes que não se importavam com o Senhor e com a santidade da Sua casa, mas zelavam apenas pelos seus interesses carnais. (I Sm 2:12; II Sm 23:3-6)
Ø NÃO AMAM A IGREJA, PELO CONTRÁRIO, A MENOSPREZAM, e mentem quando dizem que fazem política e divisões porque a amam.  “... menosprezais a IGREJA DE DEUS e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo” I Co 11:22.
Ø SÃO CRENTES NOMINAIS (apenas de nome). Dividem a igreja através do partidarismo e politicagem, motivados pela soberba e a vã glória de defenderem o seu prestígio e interesses carnais. 
Ø EM SUA CARNALIDADE DESOBEDECEM AO MANDAMENTO DO SENHOR DE TUDO FAZER POR HUMILDADE, SEM POLITICAGEM E VANGLÓRIA Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2:3).

à O próprio Paulo norteava seu ministério pela humildade, embora, se quisesse poderia se gloriar na carne, mas preferia se gloriar nas suas fraquezas e depender do Senhor e não de politicagem carnal. Ao invés de se achar o maior de todos, se declarava o menor de todos.  “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus”. (I Co 15:9.  “Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza”. “De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas... Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.(2 Co 11:30; 12:5,10 )
Ø GABAM-SE DE SUAS CONQUISTAS ARROGANTES E CARNAIS, MAS SUA RUÍNA SE APROXIMA. “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Pv 18:12).
Ø JUDAS DESCREVE E QUALIFICA ESTES CRENTES NOMINAIS QUE DESTROEM SUAS IGREJAS ATRAVÉS DE SUCESSIVAS DIVISÕES DE UM MODO INCONFUNDÍVEL:

- “Dissimuladores” (hipócritas, fingidos),
- “homens ímpios” (não temem a Deus),
- “transformam em libertinagem a graça de Deus” (resistem aos princípios de santidade, embora digam com a boca, que crêem no Senhor Jesus Cristo, de fato, a sua vida nega o Senhorio e a Soberania de Cristo. (Jd 5)
- “Sonhadores alucinados (vivem de fantasia e ilusões carnais), não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores” (por isso, não são pastoreáveis, pois, se consideram pastores de si mesmos). (Jd 9)
Não são ensináveis, em sua soberba acham que já sabem tudo. “Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razãoaté nessas coisas se corrompem”. (Jd 10)
- Judas alerta para ai de maldição sobre eles e os compara a Caim, que foi amaldiçoado por Deus e a Coré, que foi tragado vivo pelo abismo. (Jd 11)
- Judas diz que eles são insolentes em suas palavras (não respeitam ninguém), pois os chama de ímpios pecadores. (Jd 15)
Murmuradoresdescontentesandando segundo as suas paixõesA sua boca vive propalando grandes arrogânciasaduladores dos outrospor motivos interesseiros. (Jd 16).
- Escarnecedores do tempo do fim, homens cuja especialidade está em promover divisões sensuais ou carnais. Os escarnecedores são palha. Serão expulsos da congregação dos justos. (Jd 17-19; Sl 1:1-6

BRINCANDO DE DONOS DAS IGREJAS
Pelo que vimos acima, não vale a pena brincar com as igrejas do Senhor. A igreja é coisa séria. Não é um brinquedo, mas a casa do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. Uma joia de grande preço. A menina dos seus olhos. Deus não terá por inocente ou ignorante aquele que tratar levianamente a preciosíssima noiva de Cristo. Porém, parece que alguns não temem as maldições que pesam sobre seus ombros.

Nos mais distantes rincões do Brasil temos ouvido de líderes de igrejas que as conduzem de divisão em divisão. Vão brincando de igrejas em suas localidades. Esses são chamados de  pastores de belial que transformam o ministério da igreja de Cristo em uma brincadeira inconsequente.

Concluo conclamando OS AUTÊNTICOS  CRISTÃOS DA IGREJA DO SENHOR. Aqueles que, embora pudessem se gloriar na carne, gloriam-se apenas nas suas fraquezas e no Senhor. Embora tenham muitos anos de experiência na obra do Senhor, alguns tenham curso superior e importantes profissões na vida secular, outros sejam abastados de recursos materiais, mesmo assim, não se aproveitam de suas condições materiais e seculares para brincar com a igreja do Senhor. Que como fiéis servos do Senhor, que continuem a cultivar a humildade e o temor do Senhor, que são distintivos dos verdadeiros crentes e servos do Senhor. A igreja do Senhor Jesus Cristo não deve tolerar lideres de belial nem qualquer crente de belial.

Vamos respeitar as coisas de Deus. Vamos ter mais temor a Deus
. Pois, se estamos brincando com as coisas de Deus, com certeza Deus não brincará conosco.
Vamos buscar viver em santidade e humildade. Somente os humildes verão o Reino de Deus e somente os santos verão a Deus. As batalhas carnais não compensam. Batalhemos somente pela fé.  (Mt 5:3; Hb 12:14).
Adaptado por MdC
Fontes de Pesquisa
Biblia Sagrada (ERA), Gotquestions, SollaScriptura

Nenhum comentário:

Postar um comentário