quarta-feira, 2 de julho de 2014

APRENDENDO A DIZER NÃO À VINGANÇA


22 Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. (Provérbios 20:22 ARC)
22 Não diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez!” Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. (Provérbios 20:22 NVI)
22 Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. (Provérbios 20:22 ARA)
Em nosso viver diário somos atingidos de todas as formas por ações que entendemos ser provenientes do mal, da maldade de outra pessoa, e o sentimento imediato que nos vem à mente na maioria das vezes é a vingança, é retribuir da mesma forma ou planejamos até mesmo algo mais pesado, do que aquilo que passamos. Mas o que ganhamos com isso? Satisfazemos apenas o nosso ego, nos tornamos mais amargos, nos distanciamos das pessoas e do amor verdadeiro e consequentemente de nosso Criador. Nos isolamos de tudo e de todos, pois estaremos sempre desconfiados e armados para uma guerra permanente com todas as pessoas.
Vamos então ao encontro de tudo aquilo que Deus nos apresenta em Sua Palavra.
Deus nos mostra seu domínio sobre tudo e todos, tudo está sob seu controle, e em tudo que vivenciamos há um objetivo de nosso Pai Celeste. Um objetivo para o nosso bem, para nossa edificação e santificação, para no final podermos glorificar o seu santo nome, através de nossas atitudes e ações.
Isto é fácil? Claro que não! É extremamente difícil, é uma luta interna que temos com nós mesmos, que nos exige atitudes que para o mundo, caracteriza uma passividade, um idiotismo, pois como ouvimos constantemente sobre o velho ditado popular: "dou um boi para não entrar em uma briga e uma boiada para não sair dela!"
Então o que fazer? Como agir em situações em que muitas vezes temos perdas, somos humilhados?
- entender e aceitar a soberania de Deus,
- entender que somos criaturas, feitas para honrar e glorificar a Deus, e que somos todos iguais perante Ele.
- separar as pessoas de seu comportamento, como Deus fez conosco, e isto não quer dizer que devemos esquecer de tudo que acontece; não quer dizer também que devemos nos alienar, mas termos um amor incondicional e sacrificial, colocando-nos sempre no lugar do outro, estar sempre pronto a ajudá-lo e socorrê-lo, independentemente de seu comportamento.
- lembre-se do que Cristo fez por nós na cruz e faz até hoje, como nosso único mediador, junto ao Pai.
- sejamos sal da terra e luz do mundo!
Creio que agindo assim, não estaremos exercendo a vingança que é uma particularidade do Deus Criador, mas principalmente exercendo o domínio próprio em nosso ser e acima de tudo sendo sal da terra e luz do mundo.

A Deus somente seja toda a glória!
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário