sexta-feira, 4 de julho de 2014

ANA! UM EXEMPLO A SER SEGUIDO



“Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.” (1 Samuel 2:2 NVI)

“Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (1Samuel 2:2 ARC).  Êx 15:11, Dt 3:24, Dt 4:35, Dt 32:42, 2Sm 22:32

Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.” (1Sm 2:2 ARA)

Este versículo faz parte de um texto bíblico conhecido como cântico de Ana, mãe de Samuel.
Ana aparece para nós ao lermos as Sagradas letras, como uma mulher em grande sofrimento, tanto pessoal, como em todo o contexto que vivia. Era esposa de Elcana, que tinha uma outra esposa, Penina, e então vemos um contexto de humilhação para Ana. Além de não ser a única esposa, ainda tinha que dividir o amor e atenção de seu marido com outra, esta era fértil, tinha filhos e Ana era estéril. Penina, por tal situação, humilhava Ana, que sofria de forma tremenda, tanto que ao se apresentar no templo para orar, foi abordada pelo sacerdote Eli, por este achar que ela estava bêbada. Imagine como estava abatida, enfraquecida, tanto física, como espiritualmente. Elcana, por amor, dava a Ana porção dobrada de alimentos, e aqui compreendo que tentava suprir a esterilidade de Ana com bênçãos materiais, que na realidade são fúteis e passageiras e não podem substituir o verdadeiro amor, ou apagar um real sofrimento. Mas Ana recorre ao melhor que tinha, ao que domina sobre tudo e todos, que tem o controle de todas as coisas, recorre a Deus, fazendo um voto, um voto incrível para uma mãe, que pedindo a Deus para engravidar, se compromete a entregar seu filho a Deus, abrindo mão de qualquer outro plano que pudesse fazer para seu futuro. Ou seja, verdadeiramente, entrega sua vida e a de seu filho ao Senhor.
E Deus a abençoa. Ana engravida e ao nascer seu filho, não titubeia, não se esquece do pacto feito com o seu Senhor, consagra seu filho ao Criador e então reconhece através de seu cântico quem é Deus em sua vida, sua Santidade, a Rocha que deve ser a base de nossas vidas, o Eu Sou. Vemos a continuação das bênçãos na vida de Samuel, vendo que Deus não pensa como nós seres humanos, não caminha por nossos caminhos e não se baseia em nossa vontade, em nossos valores, mas por amor nos ouve, e se pedimos conforme os Seus planos seremos atendidos para glorificá-lO. Que sejamos como Ana, em provações e tentações recorramos ao único que é capaz de nos dar muito além daquilo que pedimos ou pensamos.
A Deus somente seja toda a glória!

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário