quarta-feira, 2 de julho de 2014

TENTAÇÃO X PROVAÇÃO




A Bíblia define tentação usando as seguintes palavras: “Ninguém ao ser tentado, diga: sou 
tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele mesmo a ninguém tenta. 
Ao contrário, cada um é tentado pela própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tg 1:13 -14).
Ter um discernimento entre as duas situações, considerando que ambas são muito parecidas, não é muito fácil, porém, existe enorme diferença. 
Entendemos pela palavra de Deus que a tentação nos vem de três fontes que alistaremos a seguir e que tem por finalidade exclusiva, levar o crente, a pecar, cair, e afastar-se para longe da presença de Deus. Vejamos: 
1. De nossa carne ou natureza carnal (Tg 1:12-16), isto é: Dos desejos existentes em nós que é a responsável por nossa tendência de viver de acordo com os apetites do corpo. 
Ela se encontra em constante luta com a nossa nova vida de cristão, procurando fazer com que voltemos aos nossos antigos hábitos de vida, tornando nos egoístas. Não podemos negar o fato de que as tentações virão dessa fonte (Rm 8:5-13) e (Gl 5:16-26).
2. Do mundo – A tentação que nos vem dessa fonte tem uma forma sutil de levar-nos a conformidade com as atitudes prevalecentes no ambiente em que vivíamos no tempo do velho homem e com a atmosfera dele como, por exemplo: Sentir-se seguro pela posse de bens materiais, por realizações próprias, pensar que podemos viver sem um relacionamento vital com Deus, adotar os usos e costumes do sistema mundano como nosso modo de vida etc. Somos exortados pela palavra de Deus a não deixarmos ser levados por essa fonte de tentação (Jo 16:33); (Rm 12:2);(I Tm 6:10);(I Jo 2:15).
3. Satanás (O diabo) – As escrituras nos ensinam com clareza que satanás é uma fonte de tentação na vida do crente, para fazê-lo pecar. Do primeiro ao último livro da bíblia podemos ver satanás em ação tentando enredar o crente e levá-lo a pecar. Ninguém, absolutamente ninguém, está imune a esta ameaça. Somos exortados pela palavra, também quanto a esse perigo. (I Pd 5:8); (Apc 20:1-3);(Tg 4:7)
Entendemos pela palavra de Deus também que enquanto a tentação tem por finalidade derrubar o cristão; A provação vem do Senhor e tem um propósito específico a cumprir (Tg 1:2-4). As provações são nos dadas ou permitidas por Deus e tem como propósito profícuo, produzir perseverança, aperfeiçoamento, integridade e a ausência de deficiências espirituais.
As tentações podem ser usadas pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós. A provação é diferente. É uma situação permitida por Deus. Diria que faz parte da Pedagogia de Deus. As provações são usadas pelo Espírito Santo para extrair o que há de melhor em nós.
As provações são ilógicas. O exemplo mais clássico da narrativa bíblica é o pedido de Deus a Abraão para que este oferecesse seu filho Isaque em sacrifício. Por que Deus daria um filho a Abraão para depois pedir que o matasse? Sob a ótica humana isso não tem lógica nenhuma, não faz sentido algum.
A provação é um teste, e quando entramos em nosso campo de prova, não vamos encontrar ninguém na arquibancada da vida para torcer a favor ou contra. Somos só nós mesmos. E podemos conjecturar que somente Deus assiste a tudo observando cada movimento que fazemos, cada atitude que tomamos, cada palavra que falamos.
Podemos partir dessa premissa, porque durante uma prova, o professor nunca orienta seus alunos: ele sempre fica em silêncio! Quantas vezes vivenciando situações ilógicas nos perguntamos: onde está Deus? ou “por que Ele está em silêncio? Parece não importar-se com o que está acontecendo...” 
Se isto lhe sucede, você pode estar sendo PROVADO!
O objetivo da provação é nos transformar em pessoas com forte convicção moral e espiritual. 
As crises e as situações difíceis criadas pela provação certamente fortalecerão a nossa intimidade com Deus, porque Deus não deseja destruir-nos, mas sim, fortalecer a nossa confiança nEle! 
A provação procede de fora para dentro. Eu diria: De Cima para baixo. Ela não usa os nossos desejos. Ela surge de situações, pessoas e circunstâncias com a permissão vinda lá do alto.
Todos os cristãos são tentados a pecar (I Co 10:13), mas nem todos passam pelas mesmas provações de fé. 
As provas de Deus são feitas sob medida para cada um de Seus filhos e a experiência de cada um é singular. Não devemos esquecer que, não seremos provados e nem tentados, além das nossas forças. A provação gera a obediência em destaque, já a tentação leva-nos de volta ao pecado, quando cedemos às mesmas. 
Observe as circunstâncias pelas quais você passa, agora. Ela será tentação, se estiver usando os seus anelos e desejos para quebrar o seu relacionamento com Jesus. Mas, será uma provação se leva você para mais perto de Deus e viver em submissão a Ele. Sejamos atentos, vigilantes, apercebidos e tenhamos bom ânimo para recebermos a APROVAÇÃO do nosso querido Salvador.
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário